![](https://static.wixstatic.com/media/a9ac92_3056742d04f54f9cb9483055d4797a6f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a9ac92_3056742d04f54f9cb9483055d4797a6f~mv2.jpg)
O processo pré-operatório de uma cirurgia plástica é de grande importância, pois é nesse momento em que a paciente prepara-se para a realização do procedimento. Os cuidados, nesse período, além de ajudarem a evitar possíveis problemas durante a operação, podem influenciar diretamente nos resultados.
É no período pré-operatório que a paciente realiza a avaliação e todos os exames necessários para saber qual o procedimento adequado e se está apto a realização do procedimento cirúrgico.
Além disso, outros cuidados diários devem ser tomados no período que antecede a cirurgia plástica, os quais também têm relação direta com os resultados cirúrgicos, e é sobre eles que vou falar hoje. Para isso, trouxe 10 dicas essenciais para se ter um pré-operatório de qualidade e resultados satisfatórios em uma cirurgia plástica.
1) Se está pensando em pintar o cabelo, então pinte uma semana antes da cirurgia
Se a cirurgia for de rejuvenescimento facial, você não poderá ter contato com tinta e tonalizante por pelo menos dois meses depois da operação.
2) Suspenda o consumo de bebidas alcoólicas, em especial, o vinho
Essa suspensão deve começar duas semanas antes da cirurgia, visto que estas bebidas interferem na coagulação e aumentam o risco de sangramento durante o procedimento.
3) Hidrate a pele para ter uma boa cicatrização
Durante um mês que antecede a cirurgia, faça uma boa hidratação da pele, pois facilita a recuperação e a cicatrização.
4) Siga uma dieta rica em fibras
Os alimentos ricos em fibras preparam o organismo para o procedimento por terem um importante papel na digestão, evitando a prisão de ventre e a anemia no pós-operatório.
5) Caso seja fumante, suspenda o cigarro 7 dias antes da cirurgia
O cigarro, além de reduzir a oxigenação do fluxo sanguíneo, também compromete o sistema respiratório. Desta forma, o paciente fica mais suscetível à infecções, problemas de cicatrização, necrose, intercorrências referentes à anestesia, trombose, embolias e retardo no processo de recuperação. Portanto, o recomendado é parar de fumar 7 dias antes da operação.
6) Converse com um anestesiologista
Para sanar todas as dúvidas, é importante ter uma consulta com um anestesiologista e preencher o formulário pré-anestésico com informações detalhadas e precisas. Além disso, deve-se seguir todas as suas recomendações, como o tempo de jejum, para que haja um bom procedimento.
7) É importante assinar o documento de Consentimento Informado
Por ser um procedimento invasivo, o documento chamado de Consentimento Informado confere que você está ciente e de acordo com a operação. É fundamental que leia todo o documento para certificar-se de que você compreendeu e concorda com tudo o que está registrado.
8) Se informe sobre os produtos utilizados, principalmente se a cirurgia for de implante de prótese de silicone
Converse com o cirurgião plástico sobre a precedência dos produtos, mais especificamente das próteses, utilizados para que você tenha conhecimento sobre as diferentes marcas, qualidades, esterilização e qual se adapta melhor ao seu biotipo e mais lhe agrada.
9) É exigido fazer eletrocardiograma e Risco Cirúrgico
É fundamental este exame para que seja conferido as condições cardíacas para que não haja complicações durante a operação. Caso seja identificado algum problema, o paciente deve fazer uma avaliação com um cardiologista e informar o cirurgião plástico. Da mesma forma, o Risco Cirúrgico serve para estimar o risco do paciente durante a cirurgia.
Ficou com vontade de realizar sua cirurgia plástica? Me conta aqui embaixo e até a próxima. Beijos e gratidão!
Comments